22 de novembro de 2012

Importância da amamentação na primeira hora


Existe evidência muito clara de que o início do aleitamento materno na primeira hora após o nascimento é muito importante para o bebê, a mãe e para o estabelecimento do aleitamento materno com sucesso.

"Hadassa assim que nasceu foi entregue em meus braços e logo a coloquei junto ao seio esquerdo ( o lado do coração) instintivamente! Fomos levadas juntas para meu quarto onde o cordão umbilical após parar de pulsar foi cortado pelo pai, ela foi entregue nos braços da avó muito emocionada e eu fiquei sob os cuidados de minhas parteiras que me ajudaram a expulsar a placenta, que saiu indolor como um coágulo; Hadassa retornou ao quarto e foram realizados os testes de apgar e pesagem, logo depois ela veio a mim e recebeu sua primeira vacina: O Colostro."


Hadassinha recém nascida

Estão bem demonstrados efeitos positivos de uma primeira mamada com sucesso:

·         Criação de confiança materna na capacidade de amamentar;
·         O bebê recebe os benefícios imunológicos do colostro;
·         São estimulados o funcionamento intestinal e a digestão do bebê;
·         Existe menor número de problemas de amamentação posteriormente;
·         A ligação e o vinculo mãe-filho são potenciados.

Para tudo isto é necessário da criação de um ambiente favorável, calmo, que a mulher entenda como favorecedor da amamentação e com uma relação amigável. O bebê deve permanecer com a mãe, sem interferências e o companheiro ou outro acompanhante devem sentir-se bem vindos. O período após o parto deverá ser um momento privado, relaxado e calmo para esta nova família, e os profissionais devem comunicar de uma forma cuidada e não ruidosa. 

Nas primeiras duas horas de vida existe um estado de alerta, em que o bebé fica desperto, calmo, de olhos abertos, atento aos sons e movimentos sendo o período em que o instinto de mamar é mais forte. Se, pelo contrário, o bebê não for colocado ao peito logo após o nascimento acaba por adormecer, dificultando o estabelecimento com sucesso do aleitamento materno. 
É o que ocorre normalmente em muitas maternidades onde o bebe após aspirado e limpo e ainda passa por procedimentos invasivos e muitos deles desnecessários é separado da mãe e levado para um berçário, onde pode chegar a receber leite artificial, tornando mais difícil o restabelecimento da amamentação. Estas são as primeiras horas da criança e são também as primeiras percepções fora do ambiente uterino.
Prestar atendimento a um recém-nascido no momento do parto se restringe na maioria das vezes a observá-lo e dar a ele o crédito a que tem direito durante sua adaptação à condição de vida extra-uterina. Geralmente não é necessária nenhuma intervenção, médica ou de outra natureza.
No site Narrativas do Nascer  pode conferir a listagem de Intervenções rotina com o recém-nascido e qual a posição da medicina baseada em evidências.

A quantidade de leite que o bebê mama é pequena. Este leite é um líquido espesso amarelado ou alaranjado, chamado colostro, rico em factores protetores de infecções, contendo todos os nutrientes necessários, e que também é benéfico para o funcionamento intestinal.
A amamentação sem restrições do número e da quantidade de mamadas deve ser um objectivo desde o início. O bebê deve mamar sempre que quiser, as vezes que quiser, o que contribui para uma melhor produção e descida do leite.Em raras situações os bebês não querem, ou não conseguem mamar. 

O insucesso na primeira mamada não significa que uma mãe não venha a amamentar com sucesso, mas claramente indica a necessidade de maior apoio nas próximas horas e dias, já que este facto está associado a dificuldades maiores no estabelecimento da amamentação.

Nenhum comentário: