14 de novembro de 2012

Preparação dos seios para a mamada parte 2


A preparação das mamas deve acontecer ainda durante a gestação. Existem técnicas que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias.

  • Lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada;
  • O banho de sol é um dos melhores procedimentos para preparar os seios. Tome de 10 a 15 minutos de sol no seio todos os dias, antes das 10 da manhã ou depois das 3 da tarde. O calor do sol deixa a pele mais resistente;
  • Na falta de sol pode fazer uso de Lâmpada comum com a mesma finalidade. O calor do sol e da lâmpada deixa a pele mais resistente.

Quando estiver amamentando deve tomar os seguintes cuidados:

  • Passar o próprio leite antes e depois da mamada, ele possui fatores de proteção e é cicatrizante para as fissuras;
  • Manter as mãos sempre limpas;
  • Deve-se evitar passar cremes e óleos na região do mamilo.
Entre dois e seis dias depois do parto, o leite "desce", ou seja, fica disponível para o bebê nas mamas. Conforme isso acontece, seus seios recebem uma irrigação maior de sangue, e os tecidos da área podem inchar. O resultado é que os seios ficam "duros", cheios e pesados.
Neste período você estará produzindo de 3 à 6 dias antes da descida do leite seu corpo produzirá o Colostro, substância riquíssima em proteínas, minerais, gorduras e vitaminas, que deve ser oferecido sempre ao bebê. Depois irei publicar uma matéria só sobre o maravilhoso colostro!

 O importante é lembrar que o isso é um bom sinal: você está produzindo leite para alimentar o bebê, e, com a ajuda dele, vai passar a produzir a quantidade adequada, desde que ele esteja pegando bem o seio e mamando tanto quanto quiser, chamamos de LD (Livre demanda), pois não existe hora pontual para a necessidade de comer, já pensou sentir sede agora e só poder beber água daqui a 2 ou 3 horas, imagine um bebe?!

 Algumas dicas para aliviar o desconforto do período da descida do leite:

  • Dê de mamar ao bebê com freqüência;
  • Massageie o seio ao mesmo tempo em que o bebê mama. Com isso, o fluxo do leite é estimulado, aliviando um pouco a dor e o desconforto. Capriche na massagem nas bolinhas mais "duras" do seio, onde há mais leite acumulado;
  • Aplicação de gelo nas mamas logo depois das mamadas, ou compressas frias feitas com uma fraldinha de pano molhada e deixada na geladeira ou no freezer;
  • Compressas quentes (ou frias) nos seios, banhos quentes e uma massagem delicada (antes e depois de amamentar) aliviam a dor. Se tiver dificuldade de fazer a massagem sozinha, peça ajuda: da mãe, do marido, da enfermeira. Não hesite em pedir auxílio. 
  • Passar o pente nos seios embaixo do chuveiro;
  • Tire um pouco do leite antes de cada mamada para que a área em torno do mamilo fique mais macia - o que facilita a pega do bebê e reduz o risco de seus mamilos ficarem machucados. Um bom jeito de fazer isso, com as mãos, embaixo da água morna do chuveiro - só a quentura da água talvez já faça o seio vazar sozinho, deixando a mama mais macia.
  • Pode fazer a prática da ordenha (também irei escrever sobre minha experiencia) e estoque do leite materno é uma oportunidade para doar a um banco de leite de sua cidade.


Muitas mulheres comparam o aleitamento ao aprendizado de andar de bicicleta: pode ser complicado no começo, mas, quando você pega o jeito, fica parecendo impossível que um dia não tenho sabido fazer.
Espero ter ajudado com orientações simples que se aplicadas corretamente iram ajuda-la a minimizar incômodos desta primeira fase da amamentação que logo se tornará muito prazerosa.


Nenhum comentário: