12 de novembro de 2012

Porque não dar água ao bebe na amamentação exclusiva até 6 meses

“Amamentar é o bem mais precioso que uma mãe pode dar ao filho. Diante de doenças ou desnutrição, pode ser o bem que salva vidas; diante de pobreza da pobreza, pode ser o único presente.”

Dr. Ruth Lawrence

"A amamentação é muito mais que alimentação, porque estamos nutrindo, amando, nos tocando e olhando é um vínculo perfeito de amor que brota a cada pega."
(Nicole Silveira)

Porque o ser humano não está em equilíbrio com sua natureza que toda a natureza sofre, já ouvi essa máxima algumas vezes e é um fato, cada vez mais menos bebes mamam exclusivamente até os 6 meses de vida, tal recomendação expressa da OMS (Organização Mundial de Saúde) é desprezadas quando em dias quentes oferecemos água, sim caras amigas: água, pois quando ingere agua o bebe também mata a fome e assim mama menos e desta forma absorve menos nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Pensando em aliviar a sede e com as melhores das intensões muitas mães e avós cometem erros, falta de informação é o principal problema.
 O LM (Leite Materno) é a substancia milagrosa, capaz de minimizar e tenho tanta fé neste líquido que me atrevo a dizer que também pode erradicar a mortalidade infantil, por motivos de desnutrição e baixa imunidade! Li uma reportagem hoje que me deixou perplexa com o poder milagroso do leite humano, o que me motivou a escrever este tópico: http://mamamiaamamentar.wordpress.com/2012/09/29/a-cura-pelo-leite-materno/Outro texto importante que explica muito bem o porquê de não oferecer água bebês em dias quentes, na verdade é que em dia nenhum até os 6 meses (se a acriança mama exclusivamente em livre demanda) http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com/2010/09/03/quantidade-de-agua-para-o-bebe-ou-crianca/Se você quer dar água ao seu filho beba água, assim você ajuda a produzir mais leite materno para ele. O leite materno contém 88% de água.A água contida no leite materno consumido por um bebé exclusivamente amamentado satisfaz a necessidade de água do bebé e fornece uma margem considerável de segurança. Apesar de um recém-nascido ingerir pouca água noprimeiro leite   amarelado e espesso (colostro), não é necessário dar água ao bebé, pois este já nasce com uma quantidade extra de água. A água contida no leite materno excede as necessidades de água do bebé em condições normais e é adequada para os bebés amamentadosem climas quentes e secos. Estudos indicam que os bebés saudáveis exclusivamente amamentados nos primeiros seis meses de vida não necessitam de líquidos adicionais, mesmo em países com temperaturas extremamente elevadas e baixa umidade.

Bem, porque comecei o texto com a questão do equilíbrio natural e estamos em desequilíbrio?! Se observarmos na natureza, temos gatinhas na casa de minha sogra e elas deram cria, elas amamentam seus filhotes instintivamente; fazem CC (Cama compartilhada); os gatinhos não bebem água enquanto mamam exclusivamente. As gatinhas não duvidam do poder do leite que produzem e também não oferecem outros alimentos aos gatinhos porque seu leitinho é fraco e insuficiente! O leite materno da gata é o alimento adequado para os gatinhos, assim como o leite materno humano é o melhor para bebes humanos e assim entre todos os mamíferos.
 Em outra observação ainda com s gatinhos, quando eu era criança deixaram no quintal da minha casa uma caixa com 2 gatinhos, ainda tão novinhos que só mamavam, arrumei uma mamadeira chuquinha e leite em pó batido com agua e alimentei aqueles bichinhos, eles sobreviveram e cresceram. O que quero colocar é que o LM é o alimento melhor e mais adequado alimento, mas existem exceções a regra que precisam de completação ou uso de fórmulas, mas como disse são excessões, casos expecíficos que tem uma razão e um porque. 






Hadassa segue mamando com 1 ano e 2 meses,sem qualquer uso de leite de vaca e me sinto realizada! Não foi fácil chegar até aqui, mas juntas conseguimos!

Nenhum comentário: